Debaixo da serapilheira
Já lá tinha ido espreitar na 5ªfeira passada e tinha reparado que as cenouras estavam já germinadas, assim como uma série de ervas daninhas. A cobertura, apesar de não ter sido milagrosa, foi sem dúvida útil. Depois de quase duas horas a catar toda a concorrência, acabei com três carreiros de cenoura bem certinha.
Entretanto tenho já mais um lote de sementes de cenoura de molho, para acelerar a germinação, com intenção de semear amanhã ou depois. Haja cenoura!
Anúncios
Tenho de comprar sementes de cenoura para fazer isso tb, experimentar a técnica da serapilheira. Haja net para troca de experiências de agricultura biológica e afins. Prometo que quando tiver tempo, quero tb ter um blog para mostrar os meus orgulhos…
Hummm… já estou a imaginar uma sopinha de feijão e cenoura e couve e abóbora…. hummmmmm
Desculpe Luciano, mas as minhas cenouras teem outro aspecto… hummm a folha é toda “rendilhada”…será que não andou a arrancar o errado… ( desculpe a ignorância se for o caso…)
Olá Maria Luisa!
Estes são ainda os cotilédones, as primeiras folhas dos embriões de cenoura. As que nascem a seguir, as folhas verdadeiras, é que têm esse aspecto rendilhado.
Na Cavaleira usam algum truque especial com estas “teimosas”? Quero ver se aprendo a forma mais eficaz de as cultivar.
Nós por cá, no 1º ano semeamo-las como sempre vimos fazer, cavamos a terra de modo a ficar fofinha e deitamos a semente sem preocupações… Devo dizer que foi um desastre, o que aconteceu foram nascer umas cenouras minúsculas… eram umas cenouras ” Gourmet”, eheheh…
Entretanto, uma senhora ex-emigrante em frança, aonde trabalhava numa exploração agricola e aonde semeavam cenouras, deu-nos a dica de as semear em linhas paralelas e com o cuidado ao espalhar as sementes, realmente facilita muito mais o separar o ” trigo do joio”, as cenouras desenvolvem muito mais…
Olá amigo. Tenho andado de novo arredia e por isso terei que voltar para ler todos estes interessantes textos.
Também tenho muita cenoura mas apenas prossegui a ideia do pessoal que aqui trabalha que é semear cenoura quando sacham a cebola aproveitando a terra fofa. Segundo dizem as cebolas e as cenouras dão-se muito bem quando estão próximas. Agora o meu problema é que levantámos hoje toda a cebola, mantendo a cenoura, claro. E para o futuro vou ter que a semear sózinha e não sei bem ainda como e onde. Vamos a ver se recolho mais ideias nos meus livritos.
Vou ler outros textos e vou comentando.
Beijinhos
Sou professora numa escola do ensino básico e iniciei um projecto para a criação de uma horta biológica com uma turma do 9º ano. Como não tenho experiência nestas lides agrícolas, julgo que neste espaço encontrarei algumas dicas para o meu trabalho e espero, também, poder colocar aqui algumas das dúvidas que decerto me irão surgir.
Bom trabalho para todos!
Margarita
É verdade que a semente de cenoura é boa para o cabelo.
porque.
obrigada