ZZ's e YY's

ZZ's

Comecei a construção do CNC pela parte mais pequena, o eixo e actuador vertical, também designado eixo dos ZZ’s. É neste eixo que será fixada a tupia. É, ao fim e ao cabo, a mão deste robot de três eixos cartesianos (dois no plano da mesa, largura e profundidade, e outro na vertical ou altura).

patins

Todas as partes móveis deste CNC deslizarão em carris feitos com cantoneiras de ferro e sobre os rolamentos que se vêem na imagem. São a solução mais simples de executar mas, para ser franco, não me deixam muito satisfeito. São demasiado sujeitas a imprecisões na execução dos furos e fixação das calhas, pelo que serão das primeiras coisas a ser corrigidas numa segunda iteração da máquina. Agrada-me, aliás, a ideia de que esta máquina servirá para refazer peças dela própria, evoluindo em precisão e velocidade dos movimentos.

ZZ's e YY's

Nesta última imagem pode ver-se o eixo dos ZZ’s completo (em baixo) e o actuador do eixo dos YY’s. Os grampos estavam a fixar umas pontas de contoneira para poder medir com rigor a largura final requerida para o eixo dos YY’s.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: