Magnetrão

magnetrão avariado

Nas últimas férias de Natal, o micro ondas avariou-se. Suponho que, hoje em dia, não haja propriamente uma data mais conveniente para uma maquineta destas deixar de funcionar mas acabou por causar algum transtorno. Já não me lembrava como era ter de usar o fervedor para aquecer um pouco de leite.
Na oficina da marca identificaram o problema: era o magnetrão com passagem. Quando o fui buscar, já reparado, entregaram-me também a peça danificada. “Hmmm…. isto deve dar para qualquer coisa”, pensei logo. E depois de uma pesquisa na net, além de ficar a saber como funcionam, descobri que nos magnetrões se podem aproveitar dois ímanes fortes. São os anéis pretos que se vêem na fotografia.

aqui estão os ímanes que quero aproveitar

Depois de retirar a chapa envolvente e as alhetas de alumínio dissipadoras de calor, foi fácil resgatá-los dos encaixes nos extremos da câmara de ressonância.

a desmontá-lo

É aqui dentro que o feixe de electrões, colocado a rodar pelos ímanes, interage com as cavidades dentro deste cilindro metálico e emite radiação na banda das micro ondas.

aqui é onde o feixe de electrões ressoa para criar as micro ondas

detalhe das cavidades ligadas em alternância

Os ímanes e o magnetismo sempre me fascinaram. Estou já a pensar mostrar à Matilde algumas daquelas experiências básicas, com limalha de ferro. Sentem o fluxo?

sentem o fluxo? :)

4 responses to “Magnetrão”

  1. eugenia do vale says :

    Realmente vista a coisa assim por dentro, é fascinante.
    Quer dizer que as ondas que aquecem o nosso leite são geradas aqui neste íman.
    Então cá vou eu usa-lo para preparar o meu pequeno almoço.
    eugenia

  2. bi says :

    Até valeu a pena o esforço!Comecei a perceber algo “Ambrósio”….

  3. João Eiras says :

    Que raio é que andas a construir?

  4. Luciano says :

    @João, neste caso foi mais destruir, para aproveitar algumas partes da peça avariada. Não sei bem para que me servirão estes ímanes mas a oportunidade de serem úteis surgirá, tenho a certeza.

Deixe uma Resposta

